Conteúdo Programático

INTRODUÇÃO

- Definição do que é um projeto e como ele se insere na Gestão de uma Organização
- Rotina x OPEX x CAPEX

INICIAÇÃO

- Início e organização do projeto
- O papel do líder do projeto
- Contrato do projeto – project charter
- Business Case – porque esse projeto é importante?
- Escopo do projeto – matriz dentro e fora
- Estrutura Analítica do Projeto - WBS – Work Breakdown Structure

PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DO PROJETO

- Definição da equipe do projeto – matriz ARMI
- Cronograma do projeto
- Caminho Crítico
- Matriz de Responsabilidades
- Plano de comunicação
- Gestão de risco

MONITORAMENTO E CONTROLE

- Transição do projeto aos donos do processo – padronização e controle

FECHAMENTO

- Aceitação e encerramento
- Lições aprendidas

HABILIDADES DE LIDERANÇA PARA GESTÃO DE PROJETOS

- Modelo P.I.E. (Perfomance, Image, Exposure)
- Ferramenta MPPI (metas, papéis e responsabilidades, processos e relações interpessoais) – gestão de equipes
- Gestão da mudança
- Analise de stakeholders
- Gestão de Conflitos
- Case Viagem ao Artico – exercício para trabalho em grupos e aplicação das principais ferramentas
- Anexo – Usando o Canvas para registro e acompanhamento do projeto. Aplicação em caso próprio (pré-work)

Pré-Trabalho: Levar temas a serem trabalhados em sala (opcional)