Seta
Compreender e gerir processos é o primeiro passo para melhorá-los. O curso de Mapeamento de PRocessos e Gestão da Rotina ensina o aluno a como formalizar a rotina dos processos-chave da área e estabelecer práticas de gestão que aumentam eficiência e fortalecem a disciplina operacional.

Os objetivos desse curso são:
  • Ensinar a formalizar e padronizar os processos chave utilizando o mapeamento dos processos.
  • Capacitar profissionais a identificar pontos críticos e desperdícios.
  • Integrar o mapeamento de processos à gestão da rotina diária.

Sem processos claros, as empresas enfrentam desorganização, desperdícios e falta de alinhamento. Este curso mostra como aplicar métodos de mapeamento e gestão para reduzir falhas e transformar a rotina em um sistema previsível e produtivo.

Público-Alvo

Profissionais envolvidos com a gestão e melhoria de processos e produtos

Requisitos

Sem pré-requisitos.

Carga Horária

8 horas

Formatos

Presencial e Virtual

Conteúdo Programático

INTRODUÇÃO



  • Conceitos de Excelência Operacional e visão de Processos (saídas e entradas)

  • Conceito de Indicador

GESTÃO DA ROTINA



  • Os sete passos da gestão da Rotina:

  1. Definir os processos básicos sob responsabilidade da área;

  2. Estabelecer a Visão Geral do Processo (SIPOC);

  3. Desenhar o processo atual (Mapa de processo as is e to be);

  4. Definir os pontos de controle e indicadores chave – gestão à vista;

  5. Definir as reuniões de acompanhamento e monitoramento dos indicadores;

  6. Implementar metodologia de solução de problema (MASP);

  7. Levar para melhoria contínua os processos que não estão atendendo requisitos do cliente.

  • Padronização de Processos / Procedimentos operacionais

Os participantes serão divididos em grupos e cada grupo escolherá um tema a ser trabalhado.



Pré-Trabalho: levar temas a serem trabalhados em sala



Observação: não há necessidade de uso de computadores