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Por que cada vez mais as gerações estão se encontrando no mercado de trabalho?

29/11/2022 por Arlete Amoroso




























(Cena do filme: Um senhor estagiário)

Atualmente, um dos maiores desafios da liderança é saber como gerir diferentes gerações em suas equipes.
 
Alguns de nossos clientes trouxeram a necessidade de desenvolvimento neste skill: liderar diferentes gerações, tendo como impacto inúmeros benefícios, como engajamento e produtividade.
 
A falta desse skill na liderança pode acentuar o choque entre as gerações, causando conflitos intermináveis, contribuindo para reduzir a produtividade até das equipes de alta performance.
 
Este conflito no ambiente profissional é causado pelas diferenças entre gerações. Será?
 
Nos últimos anos, o mercado de trabalho passou por transformações significativas causadas pelas mudanças tecnológicas e pelo “caldeirão multigeracional” da força de trabalho.
 
Não há um consenso sobre o ano em que começa e termina cada geração, mas uma divisão possível é: veteranos (mais de 77 anos), baby boomers (entre 58 e 76 anos), geração X (entre 42 e 57 anos), geração Y ou millennials (entre 26 e 41 anos) e geração Z (entre 13 e 25 anos). Há ainda a geração Alpha, que compreende os que tem até 12 anos.
 
Atualmente, na maioria dos ambientes de trabalho, há o encontro de quatro gerações: baby boomers e gerações X, Y e Z, cada qual com sua característica, mas com o desafio de interagir e gerar valor.
 
Em um mundo tão acelerado, com diversas gerações trabalhando lado a lado, é fácil nos apegarmos a estereótipos durante um conflito:
 
      •   Baby boomers são autoritários e conservadores.
      •   Geração X é perdida, tem medo de perder o emprego.
      •   Geração Y é imediatista.
      •   Geração Z não quer trabalhar duro.
 
Será que tudo isso é mesmo verdade?
 
Pensarmos, questionarmos, mudarmos de hábito estão entre as coisas que gastam muita energia e o cérebro humano não gosta disso. Ele é naturalmente atraído por criar categorias, assim pode usar o resto da energia para manter a homeostase do corpo.
 
Essa categorização pode até nos ajudar a economizar energia, mas será que está nos ajudando a entender a raiz de um conflito e evoluirmos como seres humanos?
 
No artigo escrito por Amy Gallo , para a Harvard Business Review  em março deste ano, Is that conflict with your colleague really about age difference? (Este conflito com seu colega é realmente causado pela diferença de idade?), ela nos faz refletir sobre a real causa de um conflito. Muitas vezes colocamos na “conta” das diferentes gerações, sem realmente refletirmos antes de darmos os próximos passos.
 
Dividimos com vocês as 7 dicas deste artigo, que podem nos ajudar a não cairmos nessa “armadilha” ou a sairmos dela:
 
1) Seja curioso sobre suas respostas e as dos outros
Quando algo der errado, ao invés de criar histórias carregadas de emoções e dizer que a culpa é porque a pessoa tem 20 anos, dê um passo para trás e pergunte-se: é possível que minha interpretação esteja errada? Além de sua idade ou geração, o que mais poderia explicar esse comportamento?
 
2) Esteja consciente sobre tensões em comum
Ao invés de vermos as diferenças como imperfeição, podemos tomar consciência de que as mesmas causam tensões entre as gerações e abraçar o fato que as pessoas percebem o mundo de formas distintas. Não há certo ou errado. Encontre o que é importante para a outra pessoa, isso irá lhe ajudar a entender o mundo dela.
 
3) Resolva o problema específico
Ao invés de ver seu colega de trabalho como um inimigo da facção da geração diferente da sua, entenda que entre você e ele há um problema. Se um colega não considera seu comentário, encontre o quê precisa ser resolvido. Não coloque toda a culpa na diferença de idade entre vocês. Pergunte-se: qual é a minha meta? O que preciso para concluir essa tarefa?
 
4) Identifique seus vieses e comprometa-se a desafiá-los
Pode ser tentador colocar um “rótulo” no seu colega de trabalho. Todos ficamos muito incomodados quando se atribui um comportamento à toda nossa geração. Lembre-se, nosso cérebro gosta de “categorização”. Sempre desafie os seus vieses.
 
5) Dê ênfase nas similaridades, não nas diferenças
Estamos inclinados a empatizar com outra pessoa quando temos algo em comum. Faça perguntas genuínas para conhecer mais sobre aquela pessoa, pratique a escuta ativa. Encontre similaridades e mostre para ela.
 
6) Foque em metas comuns
Procure uma tarefa ou projeto que vocês possam fazer juntos ou um problema que você possa ajudá-lo a resolver. Claro que fazer algo com alguém que, supostamente, está te julgando parece desagradável. Porém, trabalhar em uma meta comum pode aliviar a tensão e colocá-los na mesma direção.
 
7) Combinem como vocês trabalharão juntos
Muitos conflitos são gerados pela falta de alinhamento prévio em como as coisas serão feitas. Não é porque vocês trabalham na mesma equipe e estão focados na mesma meta que vocês têm a mesma preferência de comunicação, execução. Trabalho em colaboração e flexibilidade são fundamentais.
 
 
A diferença entre gerações é um fato indiscutível e não deixará de existir,
afinal, essas gerações reúnem características de pessoas influenciadas por um mesmo contexto histórico, refletindo diretamente em seus valores e comportamentos.
 
Nosso objetivo com este texto é convidá-los para a análise: este conflito tem realmente como causa a diferença de gerações?
 
Essa reflexão pode levar a um caminho mais leve para todos no ambiente corporativo, durante o desafio de interagir e gerar valor.
 
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AUTOR: Arlete Amoroso Consultora Senior da SETA Sou apaixonada pelo desenvolvimento de pessoas. Isso sempre norteou minha carreira, primeiramente como gestora, e, mais recentemente, em processos, treinamentos em liderança e formação de novos coaches.
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