Autores

Arlete Amoroso

Consultora Senior da SETA

Sou apaixonada pelo desenvolvimento de pessoas.

Isso sempre norteou minha carreira, primeiramente como gestora, e, mais recentemente, em processos, treinamentos em liderança e formação de novos coaches.

Sou uma eterna aprendiz nesse propósito. Vivo pelos meus valores de honestidade, respeito, crescimento e contribuição. Sirvo às pessoas oferecendo conhecimento de forma simples e aplicável, criando pessoas mais livres e satisfeitas, construindo um mundo melhor para elas mesmas e para as próximas gerações.

Desde pequena, sempre quis entender o porquê das coisas. Não me contento com respostas rasas.

Formei-me em Ciências Contábeis e comecei trabalhando como auditora na Ernst & Young. O aprendizado era tão intenso, quanto a rotina. Aqui descobri o valor da liderança, começando por mim mesma e depois como gestora.

Depois de alguns anos, recebi o convite para trabalhar na Whirlpool do Brasil (antiga Multibrás). Assumi a equipe de contabilidade. Ali deixei meu legado, onde cada um da equipe sabia o que estava fazendo. Isso não impactou somente as atividades: foi muito além. Todos sabiam seu real valor e essa combinação fez com que nos tornássemos uma equipe de excelência.

Surgiu então a Whirlpool Corporation (EUA). Foram 4 anos de uma expansão sem tamanho. O trabalho, um novo idioma e uma nova cultura, a rotina em família e tantas outras coisas. Percebi como tenho facilidade em me conectar com as pessoas.

Então veio a Itália. Nunca pensei em morar na Europa e lá estava eu, no berço de tanta história. Entender os porquês mais uma vez me seduzia.

Na volta ao Brasil, juntei-me à equipe da General Electric. O desafio foi enorme e tenho certeza que meu sucesso foi baseado no sucesso da minha equipe. Sempre trabalhei para que cada um deles fosse protagonista de sua carreira. E deu certo mais uma vez!

Nessa fase, já estava claro para mim como desenvolver pessoas me encantava! Mas ainda não sabia qual ferramenta para isso.

Quando me mudei para Joinville (SC), conheci o Coaching, e ali eu tive certeza do que eu queria fazer. Eu tinha encontrado a ferramenta que buscava.

Isso foi em 2012. Nunca mais parei de me especializar no desenvolvimento humano. Foram várias formações. Amo estudar!

Em 2020, concluí minha pós-graduação em Neurociências pelo Instituto Albert Einstein. Eu queria ir além e entender a origem das ferramentas que já usava. Entender o funcionamento do cérebro me ofereceu ainda mais recursos para expandir o meu propósito com os clientes.

A neurociência virou uma grande paixão, que só perde para Gabriel e Bernardo, meus filhos.

Saiba mais sobre mim em : https://www.linkedin.com/in/arlete-amoroso/