Blog

Inclusão e Diversidade (I&D) nas organizações: o que aprendemos ao ensinar?

15/02/2022 por Arlete Amoroso


Tem sido uma grande honra para a SETA Desenvolvimento Gerencial suportar seus clientes na América Latina em suas estratégias de Inclusão e Diversidade ( I&D ) , seja ajudando a treinar os seus colaboradores , seja aumentando a conscientização de toda a Alta Liderança para a importância do tema

Inclusão e Diversidade são conceitos interligados, porém, não são sinônimos. Diversidade tem a ver com representatividade. A inclusão ocorre quando essas pessoas, diversas, sentem que contribuem para a organização a qual fazem parte.
 
Como instrutores, o que aprendemos ao trabalhar com este tema envolvendo mais de 700 líderes, nas mais diversas organizações, este ano? Entre tantos aprendizados, aqui estão três:
 
1)  Todos nós temos vieses! Isso faz parte do funcionamento cerebral. Para mudarmos os vieses que nos atrapalham precisamos identificá-los e trabalharmos de forma consciente para ampliarmos nossa visão de mundo.
 
2)  Reconheça os seus privilégios! A empatia é fator fundamental para enxergarmos realidades diversas das nossas, os fatores silenciosos naturalizados no cotidiano em que a agitação e preocupação podem se tornar um estilo de vida.
 
3)  Preste atenção em sua comunicação! Não alimente conversas e piadas que vão contra seu propósito de contribuir para um ambiente inclusivo. Considere também a sua linguagem não verbal, isto é, ações que contrariam sua fala.
 
Nós temos a oportunidade de construir um futuro diferente, um futuro melhor. Para isso, não basta registrarmos nossas boas intenções, temos que entrar em ação, começando por nós mesmos e seguir um caminho de aprendizado, com comprometimento e disciplina.
 
Somos muito gratos pela oportunidade de evoluirmos como instrutores, mas principalmente como seres humanos, através dos trabalhos que realizamos em parceria com nossos clientes.

E para você, quais aprendizados mais te impactaram sobre este tema no último ano?
AUTOR: Arlete Amoroso Consultora Senior da SETA Sou apaixonada pelo desenvolvimento de pessoas. Isso sempre norteou minha carreira, primeiramente como gestora, e, mais recentemente, em processos, treinamentos em liderança e formação de novos coaches.
Veja mais postagens