Suporte à Transformação Digital

Objetivo:  Combinar as iniciativas já existentes de Excelência Operacional / Melhoria Contínua com iniciativas de Inovação / Agilidade indo para um novo patamar de performance e competitividade (“Scale-up”).
 
Transformação Digital: fases e prioridades

Modelo de transformação conduzido de forma a respeitar os Modelos de Gestão e Inovação já existentes na Organização, assim como preparar a Alta Liderança para adquirir novas habilidades e comportamentos que acelerem o Programa de Transformação.
Pode-se pensar, de forma macro, e de acordo com o foco, em 3 fases, que podem ser mais curtas ou longas de acordo com a maturidade do modelo gestão e de excelência operacional existente (ou não) na organização:

    • DX 1.0 (Excelência Operacional – OPEX) – Maior foco na melhoria dos processos e dos indicadores

    • DX 2.0 (Ecossistema Digital) – Maior foco na estruturação de uma área interna de desenvolvimento digital e/ou parceria com terceiros através de TI

    • DX 3.0 (Modelo de Negócio) – maior foco na extensão da transformação para fornecedores, clientes, colaboradores, canais de venda e produtos / serviços digitais a serem ofertados.

Envolver a Alta Liderança enquanto executa os projetos e incorporar as soluções digitais ao dia a dia da Organização, transformando o Negócio e a Cultura, é parte fundamental ao longo de todo o processo já que novas habilidade e comportamento serão necessários para garantir a implementação e manutenção da transformação.  

Métricas de digitalização podem ser incorporadas ao longo do processo para demonstrar a evolução tática do Programa, mas o sucesso da jornada, no final do dia, será definido, principalmente, a partir do seu impacto sobre os indicadores tradicionais de mercado como, número de Novos Clientes, Receita, Margem, Velocidade de Atendimento , Satisfação do Cliente , Valor de Mercado, etc .

Formar um ecossistema digital (interno e externo) e como fazer a sua governança e financiamento será grande um grande desafio a ser definido pela Alta Liderança e acionistas.

E, ao final, entender como a transformação digital afetará o mercado e a competitividade da empresa, pois não parece haver dúvidas que todos seremos impactados pelas inúmeras possibilidades que as novas tecnologias trazem.

Qual o papel você quer ter nessa história:  protagonista ou coadjuvante na Transformação Digital?