Implementação de uma Gestão Ambidestra

Como formar Líderes capazes de tirar o melhor do atual Negócio, mas que sejam, ao mesmo tempo, capazes de tirar vantagem das mudanças que estão ocorrendo, tornando a Organização ainda mais competitiva?
 
Líder Executor vs Líder Ágil
 
O Líder Executor possui a capacidade de executar mudanças que tragam resultados através de outras pessoas. Beneficia-se de uma abordagem analítica / lógica (Mundo Complicado), mantém a competitividade e é capaz de tirar o melhor do modelo atual de Negócio

Por outro lado, o Líder Ágil é capaz de inspirar as pessoas para se adaptarem às constantes mudanças geradas em um mundo  B.A.N.I. (“Brittle, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible”, ou Frágil, Ansioso, Não-linear e Incompreensível) em torno de um propósito inspirador. Beneficia-se de uma abordagem empírica / criativa (Mundo Complexo) e busca por novas oportunidade e inovações que possam aumentar a competitividade do Negócio
 
A verdade é que os 2 estilos de liderança coexistirão nas Organizações nos próximos anos. Um fortalecendo o Negócio atual e o outro buscando vantagem competitiva nas constantes e inevitáveis mudanças do ambiente de Negócios. É o conceito de Organizações ambidestras de Michael Tushman e Charles O’Reilly.
 
A Liderança Ágil complementa as habilidades e competências do Líder Executor.

Uma empresa ambidestra é capaz de trabalhar para manter o seu desempenho corrente (“exploitation”) enquanto vence a inércia organizacional, moldando um novo futuro (exploration).

Trata-se de um caminho viável para o futuro que vem à frente, onde é necessário manter o negócio vencedor que vem respondendo pelo caixa da organização há anos, mas que precisa se tornar mais flexível e ágil para responder rapidamente às mudanças geradas por novas tecnologias de conectividade, comunicação e informação.

As organizações estão buscando rever os seus modelos atuais de formação e desenvolvimento para que os atuais líderes sejam capazes de adquirir os novos comportamentos tão importantes neste novo momento.

Os 3 principais elementos da Liderança Ambidestra
Inovação e Eficiência
A liderança ambidestra busca combinar eficiência com inovação e criatividade para alcançar melhores resultados de forma sustentável.

Adaptabilidade
Líderes ambidestros são capazes de se adaptar a situações desafiadoras e encontrar soluções criativas em momentos críticos.

Mente Estratégica
A liderança ambidestra se concentra em manter a visão estratégica clara enquanto adapta os processos operacionais em resposta às mudanças de mercado e nas expectativas dos clientes.

Benefícios de Adotar a Liderança Ambidestra
Inovação : A liderança ambidestra leva à criação de novos produtos, serviços e oportunidades de negócios.
Sustentabilidade : A liderança ambidestra leva a processos empresariais aprimorados, que atendem às expectativas do mercado e protegem o meio ambiente.
Adaptação :A liderança ambidestra permite que as empresas sejam ágeis e se adaptem rapidamente às mudanças do mercado e às necessidades dos clientes.
Desenvolvimento de Talentos: A liderança ambidestra incentiva o desenvolvimento de habilidades criativas e operacionais nos colaboradores, levando à criação de uma cultura de inovação e solução de problemas.

A SETA vem ajudando diversas organizações a reunirem o melhor dos dois mundos, combinando, por exemplo, estratégias de Excelência Operacional, e Gestão tradicionais com os Valores e Princípios “Ágeis”.

Quer saber masi sobre este tema? Clique aqui e ouça o episódio "Organizações Ambidestras" em nosso Podcast SETA Talks.