PROGRAMAS GLOBAIS DE EXCELÊNCIA OPERACIONAL

20/09/2020 GE (OIL & GAS; HEALTHCARE; ÁGUA; TURBINAS)
O caso de relacionamento mais antigo dos profissionais da Seta é com a GE que se deu em dois períodos: de 1996 a 2004 os profissionais da Seta Desenvolvimento Gerencial atuaram junto à GE na América Latina para estruturar os treinamentos e certificações dos profissionais de todos os Negócios da empresa na região. Nessa fase atuavam como funcionários da empresa. Alberto Pezeiro, Sócio-Fundador e CEO da Seta Desenvolvimento Gerencial, foi Master Black Belt e esteve à frente da área de treinamentos Seis Sigma e certificações da GE de 1996 a 2000. Posteriormente atuou como Master Black Belt na GE Plastics Latin America. Fábio Sacoman e Marcio Francato, sócios da Seta, atuaram como Black Belts na GE Plastics Latin América e México de 2001 a 2004. Após a fundação da Seta Desenvolvimento Gerencial, os sócios e consultores da Seta continuam provendo treinamentos para os Green Belts da GE até os dias atuais. São mais de 12 anos atuando junto a um dos mais reconhecidos Programas Globais de Excelência Operacional e mais de 2.000 profissionais treinados pelos sócios e consultores da Seta.

Motorola (ELETRÔNICO)
A Seta foi uma das empresas que atuou dando os treinamentos de Six Sigma no Brasil (Green Belt, Black Belt e DFSS) entre os anos de 2005 a 2008, sendo mais de 20 turmas conduzidas ajudando a empresa norte-americana na formação dos primeiros funcionários da empresa, na época, recém lançada no Brasil.

SKF (AUTOMOTIVO)
A Seta Desenvolvimento Gerencial atuou em conjunto com os Master Black Belts Globais da SKF da Suécia para desenvolver a versão em Português dos materiais de Treinamento Seis Sigma customizados para o Brasil. Foram conduzidas turmas de Six Sigma Green Belt, Black Belt e Champion da Organização. Além dos treinamentos, os sócios e consultores da Seta fizeram o acompanhamento dos projetos, orientaram no levantamento dos ganhos financeiros e participaram da certificação dos funcionários da região.

AES (ENERGIA)
A Seta Desenvolvimento Gerencial atua desde 2008 em conjunto com os Master Black Belts Globais e locais da AES desenvolvendo e aplicando a versão em Inglês, Português e Espanhol dos materiais de Treinamento Seis Sigma customizados para a empresa na América Latina, Estados Unidos e Europa. São conduzidas turmas de Six Sigma Green Belt, Black Belt e Champion em todas as unidades de negócio da AES no mundo. Além dos treinamentos, os sócios e consultores da Seta fizeram o acompanhamento dos projetos, orientaram no levantamento dos ganhos financeiros e participaram da certificação dos funcionários.
 
Roche (FARMACÊUTICA)
Formação e treinamento de Green Belts, Black Belts e Champions no Brasil com o material customizado e alinhados com as estratégias do Programa Global da Suiça. Além dos treinamentos, foram mentorados projetos, orientou-se a estratégia de captura de benefícios financeiros e participação no processo de certificação dos belts.
 
Whirpool (ELETRODOMÉSTICOS)
De 2006 a 2012 a Seta estruturou e aplicou treinamentos de Seis Sigma Green Belt e Black Belt para a área administrativa e Supply Chain da Whirlpool na América Latina. Material customizado incluindo “Gestão da Mudança“ a pedido do cliente. Foram centenas de Green Belts e Black Belts treinados e projetos mentorados. A partir de 2010 Seta iniciou a formação de instrutores internos do Programa e cedeu os direitos para uso do seu material didático de forma que os Green Belts e Black Belts da empresa pudessem conduzir os treinamentos internos diminuindo a dependência da consultoria.
 
Westrock (PAPEL E EMBALAGENS DE PAPELÃO)
Em 2016, a SETA Desenvolvimento Gerencial apoiou na formação da estrutura de OPEX da Westrock Brasil, planta de Três Barras, treinando seu MBB. Além disso, adequou seu material de acordo a grade global da Westrock e treinou mais de 40 Green Belts. O programa da Westrock Brasil tem sido reconhecido como uma referência dentro do grupo no mundo.
  
AB-Inbev (BEBIDAS)
Desde 2016 a SETA vem atuando como principal consultoria para mentoramento de projetos da AB-Inbev no Brasil. O mesmo segue as diretrizes globais do programa que é padronizado em todo o mundo. Hoje, mas de 60% dos projetos de Green Belts e Black Belts desenvolvidos pelo grupo são mentorados pelos consultores da SETA. São mais de 80 dias dedicados em 2016 e mais de 100 projetos com retorno financeiro acima dos R$ 70MM.
 
Maersk (LOGÍSTICA)
Desde 2011 a SETA vem treinando as subsidiárias do Grupo Maersk no Brasil (APM Terminals, Mercosul Line) com treinamento de Green Belts tendo o material alinhado ao programa global deles. Além disso, apoiamos na formação das primeiras turmas de Yellow Belts e Green Belts da APM Terminals em Angola, novamente em linha com o programa global deles.
 
Carlson Wagonlit Travel – CWT (AGÊNCIA DE VIAGENS)
Desde 2016 a Seta vem atuando como parceiro na implementação do programa de excelência operacional da CWT no Brasil. Em total alinhamento com o global, vem suportando a estruturação e implementação de um programa completo de OPEX na organização. A proposta de mudança cultural envolve a execução de Kaizens (Lean Office) nos processos operacionais para ataque a problemas rotineiros e simples e o treinamento de todos os níveis da organização na metodologia Lean Seis Sigma (White Belts, Yellow Belts, Green Belts) para resolução de problemas mais complexos. O modelo de treinamento envolve o uso do próprio material global deles (GB’s, YB’s) e material local da SETA para WB’s e para a execução dos Kaizens. O MBB deles também será treinado pela SETA em nossa turma aberta que ocorre anualmente.
 
Nestlé (ALIMENTOS)
Em 2009 a SETA adequou e estruturou materiais de treinamento para Green Belts, Black Belts e Champions de acordo ao programa global da Nestle (Suiça) e passou a ser o fornecedor exclusivo de treinamento de Belts para a filial Brasil. Desde então, foram mais de 200 Green Belts e 50 Black Belts treinados. Um diferencial existente neste programa é que o Lean Seis Sigma está vinculado ao Nestle Continuos Excellence (NCE) que possui o TPM como espinha dorsal. Logo, materiais, linguagem e exemplos estão alinhados ao NCE.  Os treinamentos de Black Belt contemplam tópicos de liderança como Gestão de Conflitos, Gestão da Mudança e Técnicas de Influência.
  
International Paper (PAPEL)
Seguindo as diretrizes do Master Black Belt Américas a Seta Desenvolvimento Gerencial estruturou e aplicou os treinamentos de Green Belt , Black Belt e Master Black Belt. Material customizado com casos da área Florestal e fabricação de papéis incluindo “Gestão da Mudança“. Além dos treinamentos, foram feitos os mentoramentos dos projetos e a captura dos resultados financeiros.
 
Compartilhe: