LIDERANÇA E FACILITAÇÃO DE PROJETOS DE MELHORIA DE CURTA DURAÇÃO - KAIZENS

19/09/2016 Cases Itaú e Banco VW (FINANCEIRO) - Eventos Kaizen nas Areas Financeiras e Crédito – Lean Office
A relação dos sócios da Seta com projetos de Melhoria na área financeira vem ocorrendo há muito tempo adaptando as iniciativas de Lean Manufacturing para o ambiente transacional de bancos – Lean Office. Valdir Meneses, um dos sócios da Seta, esteve à frente por muitos anos da área de Governança de TI do Itaú e participou de várias iniciativas de melhoria de processos do banco desde 2007. A Seta trabalha com o Banco Itaú desde 2007 suportando com seus sócios e consultores as principais estratégias de Melhoria de Processos adotadas pelo banco, não apenas no Brasil, mas em suas unidades em outros países como Chile, EUA e Suíça. Um programa de treinamento com habilidades de liderança para Kaizen Leaders foi estruturado para o Banco Itaú e mais de 200 pessoas já passaram por essa preparação. Essas pessoas estão à frente de dezenas de Kaizens desenvolvidos na Organização. Um outro exemplo de projeto em instituição financeira foi o do Banco VW. Os sócios e consultores da Seta facilitaram Kaizens nas áreas financeiras, jurídico e TI, treinando a equipe e preparando os facilitadores para que pudessem conduzir os futuros Kaizens. O modelo de Kaizen foi totalmente adaptado para a realidade do cliente (empresa de serviços financeiros) e disponibilidade dos membros da equipe. Resultados alcançados ao longo da semana foram registrados e apresentados para o VP de Operações (COO) das áreas impactadas. Os benefícios que não puderam ser captados ao longo do evento Kaizen foram para um Plano de Ação que passou a ser monitorado pelo Escritório de Processos na empresa.
  

DEKRA (AUTOMOTIVO) – Eventos Kaizen nas Áreas Financeira e Comercial
Condução de Kaizens nas áreas financeira, operações e comercial do cliente realizando o treinamento e conduzindo os Kaizens sempre com o cuidado para passar ao cliente o “ expertise “ na facilitação e condução. Todos os resultados alcançados ao longo do Kaizen são capturados e apresentados para a gerência da área e planos de ação de 30 dias são estabelecidos para capturar demais benefícios que não podem ser capturados ao longo.


Carlson Wagonlit Travel(TURISMO)
Condução de Kaizens na área de  operações, com foco em reduzir perdas financeiras em seus principais processos operacionais. A SETA adotou o modelo “hands on”, onde o instrutor navega pela teoria e aplica em conjunto com o time Kaizen no processo escolhido. Um plano de ação elaborado e validado para implementação entre 30 e 60 dias (Ações K30 e K60).


Hospital Israelita Albert Einstein (HOSPITAL) – Lean em Ambiente Hospitalar
Formação dos Líderes Kaizen na organização visando, principalmente, a condução de pequenos projetos de melhoria da área assistencial e de atendimento ao cliente. Exemplos e exercícios adaptado para o ambiente hospitalar. 
 
TIM (TELECOMUNICAÇÕES)
Formação dos Líderes Kaizen na organização visando, principalmente, a condução de pequenos projetos de melhoria para melhora dos indicadores relacionados à Qualidade (Anatel). Também é feito o acompanhamento dos projetos de melhoria pelos consultores da Seta.
 

Romi (EQUIPAMENTOS)
Elaboração de uma agenda anual de kaizens, formação dos facilitadores e acompanhamento dos projetos. Consultor da Seta formou 15 Líderes Kaizen para conduzir projetos de melhoria de curta duração – Kaizens – em todas as áreas industriais e administrativas. Foram quase 100 Kaizens conduzidos ao longo de 2 anos pelos facilitadores da Romi com a facilitação do consultor da Seta. Os resultados financeiros foram capturados e reportados para o CEO e Conselho de Administração da empresa. Suporte à área de TI para desenvolvimento de workflow para fazer a Governança dos Kaizens, assim como capturar os benefícios financeiros e fazer o reporte para a alta administração.
 
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