EVENTOS KAIZEN E DESIGN DE JORNADA DE CLIENTE E COLABORADOR

19/09/2021 Cases Itaú e Banco VW (FINANCEIRO) - Eventos Kaizen nas Areas Financeiras e Crédito – Lean Office
A relação dos sócios da Seta com projetos de Melhoria na área financeira vem ocorrendo há muito tempo adaptando as iniciativas de Lean Manufacturing para o ambiente transacional de bancos – Lean Office.
Valdir Meneses, um dos sócios da Seta, esteve à frente por muitos anos da área de Governança de TI do Itaú e participou de várias iniciativas de melhoria de processos do banco desde 2007.
A Seta trabalha com o Banco Itaú desde 2005 suportando com seus sócios e consultores as principais estratégias de Melhoria de Processos adotadas pelo banco, não apenas no Brasil, mas em suas unidades em outros países como Chile, EUA e Suíça.

Um programa de treinamento com habilidades de Liderança para Kaizen Leaders foi estruturado para o Banco Itaú e mais de 200 pessoas já passaram por essa preparação. Essas pessoas estão à frente de dezenas de Kaizens desenvolvidos na Organização.

Um outro exemplo de projeto em instituição financeira foi o do Banco VW. Os sócios e consultores da Seta facilitaram Kaizens nas áreas financeiras e comercial treinando a equipe e preparando os facilitadores para que pudessem conduzir os futuros Kaizens.

O modelo de Kaizen foi totalmente adaptado para a realidade do cliente (empresa de serviços financeiros) e disponibilidade dos membros da equipe
Resultados alcançados ao longo da semana foram registrados e apresentados para a Gerência das áreas impactadas.

Os benefícios que não puderam ser captados ao longo do evento Kaizen foram para um Plano de Ação que passou a ser monitorado pelo Líder Kaizen na empresa.

  

DEKRA (AUTOMOTIVO) – Eventos Kaizen nas Áreas Financeira e Comercial
Condução de Kaizens nas áreas financeira, operações e comercial do cliente realizando o treinamento e conduzindo os Kaizens sempre com o cuidado para passar ao cliente o “expertise" na facilitação e condução.
Todos os resultados alcançados ao longo do Kaizen são capturados e apresentados para a gerência da área e planos de ação de 30 dias são estabelecidos para capturar demais benefícios que não podem ser capturados durante o Kaizen.


Hospital Israelita Albert Einstein (HOSPITAL) – Lean Healthcare
Formação dos Líderes Kaizen na organização visando, principalmente, a condução de pequenos projetos de melhoria da área assistencial e de atendimento ao cliente.
Exemplos e exercícios adaptado para o ambiente hospitalar com forte foco em melhorar o Fluxo do paciente de forma a reduzir o tempo de espera .

 
TIM (TELECOMUNICAÇÕES)
Formação dos Líderes Kaizen na organização visando, principalmente, a condução de pequenos projetos de melhoria para melhora dos indicadores relacionados à Qualidade (Anatel). Também é feito o acompanhamento dos projetos de melhoria pelos consultores da Seta.
 

Romi (EQUIPAMENTOS)
Elaboração de uma agenda anual de kaizens, formação dos facilitadores e acompanhamento dos projetos. Consultor da Seta formou 15 Líderes Kaizen para conduzir projetos de melhoria de curta duração – Kaizens – em todas as áreas industriais e administrativas.
Foram quase 100 Kaizens conduzidos ao longo de 2 anos pelos facilitadores da Romi com a facilitação do consultor da Seta. Os resultados financeiros foram capturados e reportados para o CEO e Conselho de Administração da empresa.
Suporte à área de TI para desenvolvimento de workflow para fazer a Governança dos Kaizens, assim como capturar os benefícios financeiros e fazer o reporte para a alta administração.
 
Compartilhe: