Segurança Psicológica
05/04/2022 por Arlete Amoroso
Eu sabia, mas tive medo de falar!
Talvez você já tenha passado por essa situação ou presenciou alguém vivendo isso. A pergunta que devemos nos fazer é: "O que me impediu/o impediu de falar, trazer o fato à tona?"
Certamente, a resposta para essa pergunta esbarra em um conceito fundamental: Segurança Psicológica.
"A crença de que ninguém será punido ou humilhado por expressar suas ideias, questionamentos, preocupações ou erros". Este é o argumento central do livro escrito por Amy Edmondson: Organizações sem medo.
Segurança psicológica tem um papel fundamental no desenvolvimento da liderança e, como consequência, da cultura organizacional, uma vez que impacta diretamente os comportamentos e regras não escritas que podem ser adotados de modo inconsciente.
Um ambiente psicologicamente seguro é aquele onde as pessoas se sentem seguras para serem elas mesmas, expressar suas opiniões, pedir ajuda, fazer algo de forma diferente do que sempre foi feito, correr riscos. Como resultado, uma cultura de aprendizado, inovação e crescimento é alimentada. A relação ganha-ganha acontece entre a organização e seus colaboradores.
Ainda hoje, encontramos lugares onde a cultura do medo tem forte influência e as pessoas focam sua atenção em gerenciar riscos interpessoais, de maneira consciente ou não, inibindo o compartilhamento de ideias ou preocupações, gerando ansiedade, burnout. A habilidade da organização de inovar e crescer é ameaçada. Todos perdem.
Qual é o caminho para a construção de um ambiente de segurança psicológica?
Primeiro, devemos entender que praticamente não existe trabalho individualizado, sem interdependência. Para prosperarmos em uma era incerta, acelerada e desafiadora temos que fomentar o desenvolvimento de habilidades individuais e coletivas, onde as ideias e trocas de experiências fluem, a inclusão da diversidade acontece e um senso de pertencimento está no clima organizacional.
Um excelente ponto de partida é medir a atual segurança psicológica em sua organização. Tendo sua vida dedicada a esse estudo, Amy Edmondson apresenta sua medida para segurança psicológica, de domínio público, amplamente utilizada na comunidade cientificamente e por organizações em todo mundo:
Em uma escala de 1 a 5, sendo 1: "concordo plenamente" e 5: "discordo plenamente", responda abaixo:
1. Caso se cometa um erro nesta equipe, isso costuma ser usado contra você.
2. Membros desta equipe são capazes de trazer a tona problemas e assuntos difíceis.
3. Pessoas nesta equipe algumas vezes rejeitam as outras por serem diferentes.
4. É seguro assumir riscos nesta equipe.
5. É difícil pedir ajuda para outras pessoas nesta equipe.
6. Ninguém desta equipe agiria deliberadamente de forma a minas meus esforços.
7. Trabalhando com os membros desta equipe, minhas habilidades e talentos únicos são valorizados e utilizados.
O resultado de suas respostas lhe dará uma sugestão de qual pode ser o primeiro passo da jornada para a construção de um ambiente de segurança psicológica.
Tudo isso não é garantia de eficácia, contudo torna mais fácil encontrar o que de melhor as pessoas têm a oferecer, pois não são impedidas pelo medo interpessoal que interfere no modo como o trabalho é feito.
Atualmente, o desenvolvimento de habilidades para a construção de uma organização psicologicamente segura é um dos grandes desafios da liderança, pois é o alicerce de um ambiente onde todos querem pertencer e contribuir. Felizmente, como qualquer habilidade, elas podem ser aprendidas através de orientações e treinamentos.
Qual tem sido o seu impacto na construção de um ambiente psicologicamente seguro?
Saiba como desenvolver um ambiente de segurança psicológica em sua organização com nossos cursos. Clique
AQUI e conheça.