Content
Estrutura Básica
- A excelência operacional e a gestão dos negócios
- O ciclo da gestão: Planejamento Estratégico, Gestão da Rotina e Melhoria Contínua
- Seis Sigma e seu impacto na gestão dos negócios. Como ele nos ajuda a cumprir nossos objetivos?
- Definição de Seis Sigma
- Lean: definindo valor e desperdício
- Seis Sigma e Lean: unindo forças para obtenção de resultados
- Visão de processos = Y = f(x)
- O fluxo do DMAIC para a realização das melhorias
- Como definir bons projetos Seis Sigma (rotina x projetos de melhoria)
- Como identificar bons belts
- Alavancando os resultados financeiros da empresa através do Seis Sigma
- Papéis e responsabilidades do gestor (Champion)
- Simulação: colocação de pedidos – rodada #1
- As fases de um projeto DMAIC
- Fase de definição: qual a razão de existência do meu projeto?
- Business Case
- Definição de indicador
- Escopo de projeto
- Contrato de projeto
- Aplicação no exercício da simulação dos pedidos
- Entendimento do problema (medir e analisar): qual é o tamanho do meu problema? Quais as causas?
- Performance de processo
- Ferramentas para identificar causas-raiz: mapa de processo, brainstorming, matrizes de priorização, Pareto, gráfico de linhas, medidas de centro e variação
- Aplicação no exercício da simulação dos pedidos
- Melhoria: gerar mudanças para melhorar o processo
- Plano de ação – 5W2H
- Comparação antes x depois
- Aplicação no exercício da simulação dos pedidos
- Controle: garantir que as mudanças se mantenham na rotina do dia a dia
- Padronização
- Aplicação no exercício da simulação dos pedidos
- Roadmap: passo a passo para a implementação do Seis Sigma
- Mais exemplos de projetos de melhoria com uso do Seis Sigma
Observação: os tópicos podem ser ajustados.