Content
INTRODUÇÃO
- Definição do que é um projeto e como ele se insere na gestão de uma organização
- Rotina x OPEX x CAPEX
INICIAÇÃO
- Início e organização do projeto
- O papel do líder do projeto
- Contrato do projeto – project charter
- Business Case – por que esse projeto é importante?
- Escopo do projeto – matriz dentro e fora
- Estrutura Analítica do Projeto (WBS – Work Breakdown Structure)
PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DO PROJETO
- Definição da equipe do projeto – matriz ARMI
- Cronograma do projeto
- Caminho crítico
- Matriz de responsabilidades
- Plano de comunicação
- Gestão de risco
MONITORAMENTO E CONTROLE
- Transição do projeto aos donos do processo – padronização e controle
FECHAMENTO
- Aceitação e encerramento
- Lições aprendidas
HABILIDADES DE LIDERANÇA PARA GESTÃO DE PROJETOS
- Modelo PIE (Performance, Image, Exposure)
- Ferramenta MPPI (metas, papéis e responsabilidades, processos e relações interpessoais) – gestão de equipes
- Gestão da mudança
- Análise de stakeholders
- Gestão de conflitos
- Case Viagem ao Ártico – exercício para trabalho em grupos e aplicação das principais ferramentas
- Anexo – uso do Canvas para registro e acompanhamento do projeto. Aplicação em caso próprio (pré-work)
Pré-Trabalho: Levar temas a serem trabalhados em sala (opcional).