Treinamentos | Treinamentos de Excelência Operacional | Lean

Kaizen com liderança

Objetivo:
• Prover conhecimento sobre o Kaizen e como aplicá-lo para melhoria de processos.
• Capacitar os alunos para que sejam facilitadores na execução de eventos Kaizen.
• Desenvolver as habilidades de liderança necessários para que o facilitador Kaizen trabalhe com as pessoas, em especial em relacão a gestão da mudança.


Carga Horária:
16 horas

Conteúdo Programático:

 

• SOFT SKILLS

 

- Transformação: Preparando os gestores para liderarem as mudanças

- Auto avaliação: Pontos bons positivos / Pontos de Preocupação/ que Incomodam

- Como trabalhar melhor mudança (Comprometimento x Tempo)

- Um possível modelo para acelerar a transformação

  > Ser um líder Efetivo

  > Criar uma Visão Positiva

  > Dar forma a Visão

  > Mobilizar o Comprometimento

  > Perpetuar a Transformação

  > Montorar o progresso

-  Vídeo: A força de um Ideal – reflexões e dinâmicas sobre a mensagem do filme

-  Motivos de resistência a mudança e como driblá-los

- As características de líderes efetivos

- Estratégias para influenciar/acelerar a mudança

- Fechamento / Feedback / Plano de ação individual : Como podemos aplicar os conhecimentos aprendidos no dia-a-dia?

- Aplicação de um pequeno Kaizen em classe para aprendizado prático

 

• HARD SKILLS

 

 - Definição de Lean

 - Os 8 desperdícios do Lean

 - Metodologia Kaizen para melhoria de processos

 - Onde o Kaizen vai bem

 - O processo do Kaizen,  Antes, Durante e Depois do Evento

 - Preparando-se para o Kaizen

 - Definição do Problema

 - Papéis e Responsabilidades

 - Reunião com sponsor

 - Definição de agenda e ferramentas

 - Infra-estrutura necessária

 - A3

 - Conduzindo o Kaizen

 - Técnicas de facilitação

  - Ferramentas Kaizen  (fluxograma, VSM, brainstorming (Ishikawa), matriz causa e efeito, matriz esforço x impacto, gerar e implementar ações – modelo 5W2H)

- Follow-up

 

> Aplicação de um pequeno Kaizen em classe para aprendizado prático

 

 

Pré-Trabalho: Levar temas a serem trabalhados em sala

 

 

Ps 1. Não há a necessidade de uso de computadores

 

Ps 2. Conteúdo programático sugerido, pode ser customizado conforme a necessidade de cada cliente.



Compartilhe: