Conteúdo Programático

INTRODUÇÃO

- O Fluxo do PDCA
- Visão de Processos
- Seleção de tema a ser trabalhado no treinamento (isto pode ficar como pré-work)

PLAN (P)

Passo 1 – Esclarecer o Problema
- Esclareça o propósito (o quê e por quê precisamos melhorar?);
- Defina a situação ideal, a desejada e a situação atual;
- Defina responsáveis e prazos (quem e quando?);
- Matriz É / Não É
- SIPOC
- Aplicação das ferramentas no tema escolhido

Passo 2 – Dividir o Problema
- Quebre o problema em seus componentes menores, menos complexos e mais concretos;
- Selecione o(s) problema(s) para dar continuidade;
- Gráfico de Pareto
- Aplicação das ferramentas no tema escolhido

Passo 3 - Estabelecer a Meta
- Estabeleça o compromisso entre o grupo;
- Estabeleça objetivos mensuráveis, concretos e  desafiadores;
- Gráfico de Tendência
- Metas SMART
- Aplicação das ferramentas no tema escolhido

Passo 4  - Analisar a Causa Raíz
- Baseado em fatos levantados, continue a perguntar “Por quê?”;
- Especifique a causa-raiz
- Mapa Processo / Espinha de Peixe / 5 Porque’s
- Aplicação das ferramentas no tema escolhido

Passo 5 Desenvolver Contra Medidas
- Desenvolva e selecione  as contra-medidas possíveis;
- Crie um plano de ação preciso, detalhado e claro;
- Matriz Esforço x Impacto
- Plano de ação – 5W2H
- Aplicação das ferramentas no tema escolhido

DO (D)

- Passo 6 – Implementar as Contra Medidas
- Implementar as ações;
- Verificar o resultado das ações
- Aplicação das ferramentas no tema escolhido

CHECK (C)

- Passo 7 – Monitorar os Resultados
- Avalie os resultados gerais e processos utilizados, e compartilhe a avaliação com os demais envolvidos;
- Estabeleça ações corretivas, se necessario for;
- Aplicação das ferramentas no tema escolhido

ACTION (A)

- Passo 8 – Padronizar Processos e Sucesso
- Estruture os processos de sucesso (padronização);
- Compartilhe o novo precedente (verificar replicações.
- Dispositivos a prova de falhas
- Padronização
- Plano de controle
- Aplicação das ferramentas no tema escolhido

Pré-Trabalho: Levar temas a serem trabalhados em sala

Observação: Não há a necessidade de uso de computadores