Blog

Diversidade e Inclusão

06/10/2021 por Arlete Amoroso  

Diversidade e inclusão são valores que muitas empresas buscam. Contudo, poucas conseguem ter sucesso em sua implementação e manutenção.
 
Diversidade, no local de trabalho, significa ter, intencionalmente, indivíduos com uma variedade de características, como: gênero, raça, idade, orientação sexual, experiências. Ela é importantíssima para a empresa melhorar os seus produtos, serviços e o relacionamento com seus clientes, que também são diversos. 

 
Mas ela sozinha não é suficiente. Precisamos também da inclusão, que é mais do que aceitar a diversidade. É abrir espaço para que todos se sintam acolhidos e façam parte do time.
 
Falar é fácil, mas fazer pode ser bem desafiador, a começar pela cultura da empresa, que pode ser resistente. Como disse Peter Drucker: “ A cultura come a estratégia no café da manhã.” Incluir a diversidade implica um esforço contínuo e sustentado, onde contar com uma liderança diversa e bem preparada é um pilar essencial nesta jornada.
 
A @GE tem isso em seus valores, que pregam a importância de identidade, formações e experiências únicas. Mas vão além: querem que as pessoas tenham possibilidade de fazer seu melhor por se sentirem aceitas e respeitadas.
 
A  @ Seta tem orgulho de ser parceira da GE Latam neste projeto e treinar seus líderes para aprender, entender e aplicar esses conceitos. Esse projeto está a todo vapor e mais de 250 líderes já passaram pelo treinamento "I&D - People Leader", desenvolvido exclusivamente para a GE, e tornaram-se multiplicadores em suas respectivas áreas.
 
Equipes diversas, com profissionais se sentindo efetivamente incluídos promovem soluções mais inovadoras, criativas, equipes mais engajadas e mais produtivas. Dessa forma, todos ganha: os funcionários, a empresa e seus clientes.
 
A sua organização promove verdadeiramente a diversidade e a inclusão, ou isso ainda é apenas uma ideia difusa?
 
 
 
AUTOR: Arlete Amoroso Consultora Senior da SETA Sou apaixonada pelo desenvolvimento de pessoas. Isso sempre norteou minha carreira, primeiramente como gestora, e, mais recentemente, em processos, treinamentos em liderança e formação de novos coaches.
Veja mais postagens