A certificação Lean Six Sigma e suas vantagens

Você quer melhorar os processos da sua empresa e, assim, melhorar os indicadores de qualidade, produtividade, custos, atendimento a clientes, etc.? Com o treinamento e a certificação Lean Six Sigma Belt você pode aplicar a metodologia DMAIC e suas ferramentas, consagradas nas mais respeitadas e eficientes empresas ao redor do mundo. Mas o que é o treinamento e a certificação Lean Six Sigma Belt?

Um profissional Lean Six Sigma Belt é um agente interno de mudanças, que desempenha papel fundamental na transformação organizacional. Existem diversas funções Belts, que têm relação direta com o grau de complexidade dos problemas a serem resolvidos, ou oportunidades a serem endereçadas.

Conheça as  funções Lean Six Sigma

  • White Belt: Conhece os princípios da metodologia e atua como membro de equipes Lean Six Sigma. Protagoniza pequenas mudanças e melhorias nos processos rotineiros organizacionais
  • Yellow Belt: Também atua como membro de equipes Lean Six Sigma. Lidera projetos de melhoria de menor complexidade
  • Green Belt: Pode atuar como membro de equipes Lean Six Sigma. Mas a principal função é liderar projetos de média complexidade. Orienta White e Yellow Belts
  • Black Belt: Lidera projetos de maior complexidade. Orienta White, Yellow e Green Belts
  • Master Black Belt: Orienta todos os Belts. Dentre outras funções, pode liderar programas de Excelência Operacional (OpEx) e/ou coordenar o portfolio de projetos Lean Six Sigma

Os treinamentos dos White e Yellow Belts têm menor duração e são mais focados em ferramentas qualitativas para melhoria dos processos. Já os treinamentos dos Green e Black Belts têm maior duração e são mais focados em ferramentas quantitativas (estatísticas).

Mas todos os Belts aprendem a metodologia DMAIC, que consiste em 5 etapas para a resolução de problemas: Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar. Essas etapas asseguram que as causas raízes dos problemas foram de fato descobertas e analisadas. E que exista um plano de ação que garanta que essas causas serão eliminadas ou mitigadas, e que não haverá recorrência das mesmas, ou seja, que haverá sustentabilidade ao longo do tempo.

O treinamento dos Master Black Belts tem duração intermediária e é focado em conceitos de Gestão e Inovação, Liderança e Coaching, Gestão da Mudança, Gestão de Programas OpEx e Inovação, Gestão de Resultados e Validação Financeira.

Muita gente acha que se tornar um Belt significa desenvolver as competências analíticas. Isso também acontece. Mas se tornar um Belt é fundamentalmente desenvolver competências para a introdução e o gerenciamento de mudanças na organização, por meio de projetos de melhoria. Ou seja, ajudar a construir na empresa uma cultura de Gestão Eficiente do Negócio, criando aos acionistas uma percepção de aumento de valor de mercado.

Sendo assim, para você fazer a diferença em sua empresa e alavancar sua carreira, procure um treinamento Lean Six Sigma de alta qualidade: procure um treinamento da SETA Desenvolvimento Gerencial. São mais de 15 anos de experiência provendo soluções de negócios e de transformação organizacional para mais de 100 diferentes clientes por ano, ajudando nossos parceiros a tirar o melhor de seus colaboradores.

Se interessou? Saiba as datas dos próximos treinamentos aqui no site da SETA Desenvolvimento Gerencial.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

LEIA TAMBÉM